quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ESPINHEIRA-SANTA


ESPINHEIRA-SANTA 
(Maytenus ilicifolia)
Parte utilizada: folhas  
Princípios ativos: ácidos tânico e salicílico, terpenos (maitensina, maintomprina, maitambutina e maitolidina), flavonóides, mucilagens, açúcares livres, sais de ferro, enxofre, sódio e cálcio. 
Propriedades: tonificante, carminativa, cicatrizante, antiácido, antisséptico, antiinflamatório, levemente diurética e laxativa, anti-úlcera. 
Superdosagem: não há relatos, mas evitar o uso prolongado e doses acima da recomendada em mulheres em período de lactação pois reduz a produção do leite.  
Efeitos colaterais: redução da produção láctea em mulheres que amamentam.
Contra indicações: não administrar à crianças e mulheres que estão amamentando.
Precauções: são raros os casos de hipersensibilidade, mas ocorrendo, descontinuar o uso e procurar orientação terapeutica.   
Interações: associada à couve para o tratamento de úlceras gástricas e gastrite. 
Indicações: úlceras pépticas e gastrite crônica, gastralgias, dispepsias, intestinos atônicos e constipados, normalizador das funções gastrintestinais.  Tem certas hepatopatias que são causadas por problemas intestinais, a espinheira santa corrige o funcionamento dos intestinos, acalma as dores de estômago sem diminuir a sensibilidade do órgão mas estimulando ou corrigindo a função desviada.
Uso externo: acnes, alguns tipos de eczemas, feridas e ulcerações.

2 comentários:

  1. Iara, boa noite, como é feito o chá (porção para qual medida de água)uso (qtas vezes) posso tomar por dia e se existe um período para o tratamento, em especial usaria para constipação.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Grata pelo contato.

    Se você utilizar a folha fresca:
    - uma colher de sopa da erva picada para 1 xícara de água fervendo. Colocar a erva na xícara, colocar a água fervente, abafar por 20 min. Coar.

    Se você for utilizar a folha seca:
    - uma colher de sobremesa das folhas picadas ou 4 folhas inteiras para 1 xícara de água. Levar ao fogo a água e a erva, deixar ferver por 10 minutos, desliga o fogo, abafar.

    Tomar 2 xícaras ao dia uma após almoço e outra após o jantar.

    Tomar durante 10 dias. Parar por 1 semana. Tomar por mais 14 dias.

    Pode repetir este ciclo por 3 meses. Não é recomendável fazer uso prolongado da mesma erva, depois deste ciclo pode utilizar outra planta que cumpra a mesma função da espinheira santa.

    Qualquer dúvida retorne.

    Grande abraço.

    Iára


    ResponderExcluir