quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FARMÁCIA VIVA - PARTE III

Para instalar o Horto Medicinal, seja no solo ou em vasos, deve-se escolher um local onde incida pelo menos cinco horas de sol por dia, durante o ano todo. O local deve ser bem drenado e protegido de ventos frios e fortes, para que as plantas cresçam com vigor. 

Mesmo em casas que têm pouca incidência de sol é possível plantar algumas ervas que se adaptam a locais pouco iluminados.  Deve haver disponibilidade de água de boa qualidade para regar as plantas.  O Horto Medicinal pode ser feito no sítio, no quintal ou no jardim.  Para apartamentos ou casas sem quintal a opção é plantar em recipientes, que podem ser de plástico, de cerâmica, de cimento, de bambu, ou no que estiver disponível.

ESCOLHA DAS ESPÉCIES
A princípio deve-se observar as espécies nativas, as que fazem parte da flora local.  É necessário se informar sobre as exigências climáticas de cada espécie para identificar as que se adaptam ao clima local. A maioria das espécies medicinais se adapta as condições de clima tropical e subtropical; algumas precisam de clima mais frio para produzir.  Espécies que têm capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas: Alecrim, Alfavacão, Arruda, Bálsamo, Boldo, Capim cidreira, Dente de leão, Guaco, Hera terrestre, Hortelã, Levante, Malva, Manjericão, Melissa, Mil folhas Poejo, Sálvia, Tanchagem.

IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES
As plantas são conhecidas por nomes populares ou comuns e por um científico.  O nome comum é aquele dado pelas pessoas, variando de um local para outro, fazendo com que uma planta tenha um nome em cada região ou um mesmo nome para espécies diferentes, por isso, a identificação da planta somente pelo nome comum não é confiável.  A nomenclatura científica é confiável, uma vez que o nome científico é universal, é sempre o mesmo em qualquer parte do mundo.  Ao adquirir sementes ou mudas de plantas matriz, deve-se identificar corretamente a espécie medicinal.  Somente com a identificação correta pode-se ter certeza de estar utilizando uma planta com as propriedades medicinais desejadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário