quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ARTEMÍSIA

ARTEMISIA (Chrysanthemum parthenium)

Parte utilizada: extremidades floridas, raízes e folhas.

Princípios ativos: óleo essencial rico em cetonas, partenolides, germacronolides, guaianolides, e sesquiterpenos clorados. 

Propriedades: antileucorréica, emenagoga, anti-espasmódica, febrífuga, vermífuga (lombrigas, oxiúrus), colerético, diurética, sedativas, anti-inflamatória. 

Atuação Farmacológica: atua sobre a resposta plaquetária ao estresse; inibe liberação de serotonina e tromboxano, inibe a síntese das prostaglandinas e histamina.

Superdosagem: controlar o seu uso, e cuidar o excesso da dose, pois o óleo essencial da planta possui alta toxicidade.

Toxicidade: crua e em dosagem acima da recomendada é tóxica; alta toxicidade. 

Efeitos colaterais: excitação do Sistema Nervoso Central, vasodilatação, convulsões e reações alérgicas; fica presente no leite das lactantes; pode causar hepatonefrites, convulsões, problemas mentais e psíquicos. 
 
Contra indicações: não ingerir crua; não utilizar chás e tinturas das folhas frescas; não é indicada para mulheres grávidas ou que amamentam.

Precauções: não é indicada para mulheres que estão amamentando, pois suprime a lactação; não é indicada para mulheres grávidas e mulheres em período menstrual.  O Instituto Federal para Medicamentos e Produtos Medicinais da Alemanha recomenda que não se utilize o extrato de Artemísia em pacientes transplantados, pois a planta pode conter substâncias que desencadeiam o processo de rejeição.  Exerce forte ação sobre o útero em grávidas provocando o aborto.  Afeta baço, rins e fígado.

Interações: anula a ação de remédios para cicatrizar a lesão no estômago, pois aumentam a secreção dos ácidos estomacais e de pepsina - uma enzima digestiva.

Indicações: dores de cabeça, enxaquecas, artrites, diarréia, perturbações gástricas e insônia, para combater a histeria e as manifestações epiléticas, anemia carencial, dores reumáticas, enterite, facilita a menstruação, para fígado e vesícula, auxilia na eliminação de vermes, parasitose intestinal, vaginite, espasmo brônquico, convulsão infantil, menstruação difícil e dolorosa, anorexia, ansiedade, contaminação por salmonela, intoxicações, malária, mucosidade, coréia (dança de São Guido), aumenta a fertilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário