quinta-feira, 29 de setembro de 2011

FARMÁCIA VIVA - PARTE II


A utilização das plantas medicinais, cuja eficiência terapêutica e segurança de uso já foram avaliadas, representa uma forma de tratamento de baixo custo, acessível a toda a população.

As plantas medicinais são classificadas como produtos naturais, a lei permite que sejam cultivadas e comercializadas livremente, desde que sejam atendidas as condições que garantam a qualidade das mesmas. 

Uma questão que se apresenta com relação à algumas plantas medicinais é o “extrativismo”, sua exploração na natureza sem observar critérios de preservação e perpetuação.  Por este motivo, a população de muitas plantas apresenta-se muito reduzida, correndo o risco de extinção.  Pesquisas mostram que várias dessas espécies podem ser cultivadas o que contribuiria para a sobrevivência da espécie. 

O desenvolvimento de tecnologias de produção de plantas medicinais está sendo feito em Universidades e Instituições de Pesquisa com resultados que podem ser prontamente utilizados por produtores.  
  
O cultivo orgânico para plantas medicinais não é casual.  Pesquisas comprovam que a fertilização química altera o teor de princípios ativos em algumas espécies.  O uso de agrotóxicos altera o teor de princípios ativos e deixa resíduos tóxicos nas plantas que podem levar à intoxicação do usuário.  Os agrotóxicos não são permitidos no processo de sua produção.   As técnicas do cultivo orgânico permitem a obtenção de plantas medicinais com alto teor de princípios ativos.

Quanto às Plantas Medicinais é importante considerar o teor e a qualidade dos princípios ativos, que são os produtos que interessam comercialmente.  Para a preservação dos princípios ativos das plantas, deve-se respeitar suas características ecológicas, procurar reproduzir condições similares às encontradas em seus locais de ocorrência natural.

FINALIDADE

Ter sempre à mão as plantas medicinais indicadas para o tratamento de sintomas e doenças mais comuns e de menor gravidade.  Traz maior segurança no uso das plantas pela certeza da utilização da planta correta e da qualidade do material.
As plantas frescas, adequadamente colhidas, têm maiores teores de princípios ativos e evitam os perigos decorrentes da má conservação, como a presença de fungos. Uma das formas de ter essas plantas disponíveis é cultivá-las em casa, seja na horta, no jardim ou em vasos.
A implantação de Hortas Medicinais ou Farmácias Vivas nas escolas e empresas tem se tornado bastante comum.

Um comentário:

  1. Objetivos:

    Melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas; Tratamento constante da saúde; Educação ambiental; Desenvolvimento do interesse e respeito pelo mundo das plantas.

    ResponderExcluir