quarta-feira, 31 de agosto de 2011

COMPOSIÇÃO DA FARMÁCIA VERDE

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada nº 48/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA1, os fitoterápicos são medicamentos preparados exclusivamente com plantas ou partes de plantas medicinais (raízes, cascas, folhas, flores, frutos ou sementes), que possuem propriedades reconhecidas de cura, prevenção, ou tratamento sintomático de doenças, validadas em estudos etnofarmacológicos e documentações tecnocientíficas.

Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia as plantas medicinais estão tendo seu valor terapêutico pesquisado e ratificado pela ciência e vem crescendo sua utilização recomendada por profissionais de saúde.

De acordo com as necessidades da comunidade pode-se decidir o que plantar em uma horta comunitária, sendo que geralmente as primeiras plantas devem ser da própria região. A horta comunitária não deixa de ser um local de estudo, pois deve propiciar uma forma das pessoas se reunirem para trocar idéias ou experiências, contribuindo para que todos aprendam as formas de propagar ou cultivar as plantas.

O aproveitamento adequado dos princípios ativos de uma planta exige o preparo correto, ou seja, para cada parte a ser usado, grupo de princípio ativo a ser extraído ou doença a ser tratada, existe forma de preparo e uso mais adequados.

Os efeitos colaterais são poucos na utilização dos fitoterápicos, desde que utilizados na dosagem correta. A maioria dos efeitos colaterais conhecidos, registrados para plantas medicinais, são extrínsecos à preparação e estão relacionados a diversos problemas de processamento, tais como identificação incorreta das plantas, necessidade de padronização, prática deficiente de processamento, contaminação, substituição e adulteração de plantas, preparação e/ou dosagem incorretas. 

A série de artigos que se seguirá está voltada para a implantação de uma Farmácia Viva, uma Horta Medicinal Comunitária com a sugestão de cerca de 50 plantas de uso popular mais comum.  Convém lembrar que, cada região tem seu conjunto típico e próprio de plantas e cultura de utilização. 

Segundo critérios da agricultura urbana, na falta de terrenos para a nossa horta, podemos fazê-la em vasos, canteiros, jardineiras num canto em nossa casa que cumpra as exigências mínimas de cultivo para produzirmos plantas saudáveis e com bom aproveitamento de seus princípios ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário