sábado, 18 de agosto de 2012

QUEBRA PEDRA


QUEBRA-PEDRA
 (Phyllanthus niruri)
Parte utilizada: toda a planta (folhas, raízes, sementes e flores)    
Princípios ativos: flavonóides (quercitina, astragalina e rutina), ligninas (hiporilantina), filantina, filocristina, fitalvina), óleos essenciais (cineol, cimol, linalol), salicilato de metila, securimina, filantidina e ácido salicílico.  
Propriedades: diurética, antibacteriana, hipoglicemiante, antispasmódica, hepatoprotetora, anticancerígena, litolítica, colagoga, aperiente, analgésica.
Superdosagem:  em doses altas pode causar aumento exagerado da diurese com perda de minerais, diarréias e aborto.  
Efeitos colaterais: não apresenta na dosagem recomendada. 
Contra indicações: gravidez, lactação, portadores de hipotensão; alguns princípios ativos são capazes de atravessar a barreira placentária e também excretados pelo leite materno, além da possibilidade de provocar aborto.
Precauções: quando utilizado em doses superiores a 4 g ao dia, por mais de 10 dias consecutivos, pode ser prejudicial, no tratamentos prolongados é conveniente interromper o uso por 2 semanas após cada período de 10 dias de uso contínuo (relaxamento dos ureteres), em caso de hipersensibilidade descontinuar o uso.   
Interações: associada ao chá da rama da cenoura para facilitar a expulsão de cálculos. 
Indicações: fortificante do estômago, infecção das vias urinárias, hipertensão arterial como diurético, nefrite, cistites, pielites, hepatite do tipo B e hidropsia, como auxiliar na eliminação de cálculos renais (urolitíase), a ação analgésica e relaxante muscular de seus alcalóides ajuda na expulsão dos cálculos renais, por atuar no relaxamento dos ureteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário