sábado, 18 de agosto de 2012

MELISSA OFFICINALIS

MELISSA (Melissa officinalis)
Parte utilizada: parte aérea    
Princípios ativos: óleo essencial (citral, citronelal, citronelol, pineno, linalol e geraniol), taninos, ácido caféico, rosmarínico e clorogênio. 
Propriedades: diurética, sedativa, estomáquica, antiespasmódica, carminativa, colerética, eupéptica, tônica, antiinflamatória, hipotensora.
Superdosagem: a absorção de mais de 2 g da essência provoca entorpecimento, perda da respiração e diminuição do ritmo cardíaco e arterial.   
Efeitos colaterais: a essência pode ocasionar diminuição da pulsação e entorpecimento. 
Contra indicações: evitar nos casos de sensibilidade, 
Precauções: a essência é ligeiramente tóxica, podendo, mesmo em pequenas doses, causar entorpecimento e diminuição da pulsação.   
Interações: pode ter o efeito sedativo potencializado pelo hipnótico pentobarbital; combinado com camomila e lúpulo para distúrbios digestivos; combinado com lavanda e tília para o estresse e tensão nervosa.
Indicações: indutor do sono; atividade sedativa situa-se a nível do sistema límbico que tem papel importante no controle e integração das emoções; nevralgias faciais e dentárias, crises nervosas e taquicardia nervosa, melancolia, histeria, depressão, espasmos, indigestão, gases, enjôos, perturbações gástricas, problemas hepáticos e biliares, má circulação.  Externamente: estimulante cutâneo e picadas de insetos, compressa das folhas evita o entupimento mamário para mulheres que amamentam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário