domingo, 1 de janeiro de 2012

CENTELLA ASIÁTICA

CENTELLA (Centella asiática L.)

Parte utilizada: partes aéreas (folhas e hastes)   

Princípios ativos: alcalóides, saponinas, óleos essenciais, flavonóides, quercetina, cânfora, cineol, triterpenos (ácido asiático, ácido madecássico, asiaticosídeo), açúcares, sais minerais, aminoácidos, ácidos graxos, resinas.

Propriedades: eutrófico do tecido conjuntivo, normalizador da circulação venosa e de retorno, tônico, vulnerário, vasodilatador periférico, calmante, anti-irritante, refrescante, anticelulítico, preventivo de rugas. 

Superdosagem: em altas doses (acima de 50 mg por Kg de peso), produzem efeitos depressores do Sistema Nervoso Central podendo ocasionar vertigem em pessoas mais sensíveis. 

Efeitos colaterais: em regiões tropicais pode causar fotossensibilização cutânea; controlar o uso interno devido ao grau de toxicidade.

Contra indicações: nas dosagens recomendadas não foi verificada

Precauções: evitar o uso de produtos contendo Centella em crianças; em casos de hipersensibilidade descontinuar o uso.

Atenção ao tratamento: o prazo mínimo para renovação do tecido conjuntivo é de 3 meses; conforme a extensão da celulite, recomenda-se repetir o tratamento por mais três meses após o descanso  terapêutico de 30 dias.
   
Interações: pode ser associado ao Fucus e a Phytolacca no processo de emagrecimento.

Indicações: desordens dermatológica como eczemas, úlceras varicosas, hematomas, rachaduras da pele, varizes e celulites.  Externamente: no tratamento da celulite e da gordura localizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário