sábado, 30 de julho de 2011

ÓLEOS PARA MASSAGENS


Os óleos para massagem,  envolvem a mistura de princípios ativos, como os óleos essenciais, diretamente ao óleo vegetal usado como base ou a maceração a quente ou frio de plantas secas em um extrator que é o próprio óleo.

ALGUNS ÓLEOS USADOS COMO BASE

Entre os óleos vegetais a serem incluídos nos óleos de massagem, optar por óleo de abacate, jojoba, amêndoas doces (é o mais leve). 

Óleo de soja ou azeite não são recomendados pois com o tempo pode "ransificar" o óleo de massagem deixando odor desagradável. 

Preferir os óleos que não passem por processos de tratamentos térmicos para não perderem as propriedades medicinais.  Pode-se, também, utilizar o óleo de germe de trigo, rico em vitamina E e um antioxidante natural que previne os desagradáveis problemas de oxidação e rancificação dos óleos de massagem, prolongando o tempo de vida dos mesmos. 

Óleo mineral também pode ser utilizado como base como a glicerina, a vaselina  ou o Nujol.

COMBINAÇÕES UTILIZANDO OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos essenciais obtidos a partir de plantas, salvo raras exceções, devem ser usados sempre diluídos, pois são extremamente fortes.  Mulheres grávidas devem consultar seu médico para saberem se podem utilizar ou não, não aconselhamos a utilização dos mesmos até o terceiro mês de gravidez.

Esses óleos são encontrados em vidros de 5 ml, geralmente em lojas especializadas.  Devem ser sempre guardados em local escuro e longe de umidade para melhor conservação.  Para não irritar a pele, devem ser sempre misturados a uma base oleosa, como o óleo de amêndoas ou os citado acima.  Para fazer  o seu próprio óleo de massagem, adicionar as gotas de óleo essencial a um frasco escuro, perfazendo, em seguida, com óleo vegetal na proporção adequada, tal como se explica.

Os óleos de massagem possuem uma diluição de 2-2,5%, ou seja, 1 gota de óleo essencial por 2 ml de óleo vegetal.  A utilização de óleos essenciais diretamente na pele pode provocar desde uma série de irritações até graves queimaduras na pele, alguns podem provocar intoxicação, se utilizados puros, em função do forte cheiro.

EXEMPLO DE DILUIÇÃO


%
ml
Óleo essencial
2,5
1,25 = 25 gotas
Óleo vegetal
97,5
48,75
Óleo mineral
97,5
48,75

100%
50 ml

Tanto o óleo vegetal quanto o mineral atua como um veículo de diluição dos óleos essenciais, usufruindo-se das propriedades terapêuticas sem o perigo de causar alergias.

Devemos selecionar para cada óleo de massagem, um óleo essencial fixador do aroma dos óleos de massagem, prolongando o tempo de utilização de cada um e mantendo sempre o mesmo aroma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário